
Homo Viator
O que viaja...
2021
Homo Viator significa "o que viaja"
Somos todos viajantes da jornada da vida

Viajante do espaço-tempo
das estrelas
O momento...
Na epígrafe da obra "O Olhar do Turista" de John Urry, entre as citações escolhidas pelo autor destaca-se a seguinte:
"Sou um viajante, você é um turista, ele é um excursionista"
(WATERHOUSE, 1989, p. 18 apud URRY, 2001, p. 5)
Panosso Netto em sua obra “O que é Turismo” (2010) aborda o ser humano a partir de seus princípios básicos. O autor o define como Homo Sapiens, o que sabe; Homo Faber, o que faz; Homo Ludens, o que joga; e por fim, diante das características e necessidades advindas da sociedade contemporânea, elenca-se também o Homo Viator, o que viaja.
(PORSANI, p. 36, 2022)
Visconde de Mauá, um destino de montanha e natureza
Uma opção? A “alternativa”: O conceito de Turismo Alternativo
Momentos, a essência dos pintores impressionistas: O conceito de Turismo de Experiência
Homo Viator: Turista ou excursionista? Os viajantes




© Tháryka
No momento em que se embarca a caminho de uma viagem, que tipo de viajante nos tornamos? Segundo Guimarães (2011, p. 17) “[...] Os turistas, entre outros tipos de “sujeitos móveis”, aparecem enquanto um “objeto” de estudo desterritorializado, o que implica em uma condição de efemeridade, pois não se “é turista”, mas se “está turista”, em dado tempo e lugar”.









© Tháryka
Bauer e Panosso Netto (2014, p. 29) ainda acrescentam que, para “se mergulhar na condição de viajante, descobridor de mundos exteriores e interiores” leva-se tempo. Isso acontece posto que, para incorporar este estado é necessário desligar-se do piloto automático imposto à nós pela sociedade contemporânea, ao qual se está habituado a conviver e obedecer diariamente.
Acerca deste sujeito que desloca-se em busca de vivências e experiências únicas por intermédio do mundo das viagens, Sontag afirma que “colecionar fotografias é colecionar o mundo”
(1981, apud FERRARI, 2019, p. 132)

2021-2025 | © THÁRYKA | TURISMÓLOGA